Iniciação

Faixa etária
Na iniciação desportiva, deve-se primeiramente observar a idade do praticante, não existindo uma regra imposta para o início da prática, porém a mesma não é recomendada para crianças muito novas. São vários os porquês de esta iniciação ser um pouco mais tardia do que outros desportos como a ginástica, por exemplo, a segurança. Por isso, e sem seguir regras, recomenda-se a aprendizagem da canoagem por volta dos dez ou onze anos de idade, sendo esta faixa etária o momento ideal para o início desta prática.

Preparação para a canoagem
 -Tamanho do remo para cada praticante: o tamanho ideal de remo para cada praticante durante a iniciação deverá ser maior do que o praticante em causa para um melhor manuseamento deste.
-Segurança: deve ser utilizado o colete salva-vidas por parte de todos os alunos, ensinando a maneira correcta de sua utilização. Porém, o uso do colete não garante a total segurança dos alunos, sendo necessário, também, realizar uma prévia entrevista aos seus educandos quanto à adaptação ao meio aquoso e possíveis fobias a água.
Como entrar na canoa:

Como sair da canoa: