Windsurf

Jim Drake um californiano em 1965, ajudado por Hoyle Schweitzer, apresenta um novo desporto, uma nova maneira de navegar  "de pé" : o windsurf. O windsurf é um desporto individual com, mais ao menos, 30 anos de existência e que depende totalmente da mãe Natureza. Para a sua prática é necessário que haja vento e ondas. Se a estes dois factores se juntarem a alta velocidade e a acção, poder-se-ão realizar competições bastante impressionantes. Uma prancha e uma vela as peças indispensáveis para a pratica deste desporto, que ao principio foi olhado com receio pelas autoridades marítimas. Aquelas embarcações pequenas, sempre manobradas por jovens, não eram muito bem vistas. Mas, passada apenas uma década, já havia na Grã-Bretanha um quarto de milhão de adeptos do windsurf.
Este desporto surgiu depois do surf quando alguns californianos cansados de remar no surf para apanhar as ondas pensaram em arranjar uma forma de as passar com maior facilidade ate que chegaram ao windsurf um desporto como o surf mas facilitado pela vela e assim podiam atravessar as ondas sem terem de remar.

Saltos:
-Velocidade. Deve-se planar a uma velocidade muito grande, porque sem ela será difícil ter impulso para dar um salto de altura razoável.
-Trampolim. A zona de maior pendente é perto da zona de rebentação, na parte lisa da onda. É aí que se encontra a "rampa de lançamento", para executar o salto.

Pontos-chave do Windsurf:
-Para assegurar o rumo no windsurf é necessário arribar, orçar, virar e cambar.
-Para controlar a velocidade aplica-se as manobras de abrir ou fechar a vela (folgar ou caçar a vela).
-Manter o equilíbrio não é difícil quando se recorre às manobras de folgar e caçar e também serve a manobra do pára-brisas.